47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Edital 2017

A Associação Brasileira de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP), de acordo com seu Estatuto, vem divulgar entre seus membros e demais interessados as diretrizes e outras providências para a participação na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.

1 – Apresentação

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, principal evento da área no Brasil, é realizada buscando levar o melhor da psicologia científica às diversas regiões do território nacional. O evento apresenta Conferências, Simpósios, Mesas-Redondas e Cursos oferecidos pelos mais importantes pesquisadores do país e profissionais com vasta e reconhecida experiência. Também conta com grande número de Painéis e Sessões Coordenadas de apresentação de pesquisas, oferece espaço para Painéis Permanentes de cursos, programas e laboratórios, para Encontros e Reuniões, Lançamento de Livros, Exposições e venda de material acadêmico, científico e técnico. Assim, o participante recebe informações atualizadas sobre o avanço da ciência em mais de 20 diferentes áreas da Psicologia.


2 – Objetivos

Conforme Artigo 2º do Estatuto - A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA tem por fins:

a.    Colaborar para o desenvolvimento científico e técnico do País;

b.    promover a pesquisa, o ensino e a aplicação da Psicologia, visando o bem estar humano;

c.    promover e facilitar a cooperação entre pesquisadores, profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins;

d.    defender questões de política científica e programas de desenvolvimento científico e técnico que atendam aos reais interesses do país;

e.    defender os direitos dos que ensinam e pesquisam, e dos que trabalham na aplicação dos conhecimentos psicológicos;

f.     zelar pela ética nas atividades científicas.


Conforme Artigo 3º do Estatuto - Para cumprir tais objetivos a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA se propõe:

a.    realizar anualmente uma reunião de Psicologia de caráter científico;

b.    promover atividades científicas, culturais e de divulgação;

c.    publicar os anais das reuniões anuais, revistas de Psicologia e outros periódicos e catálogos;

d.    interagir com outras Associações Científicas;

e.    formular propostas de políticas de desenvolvimento científico para a Psicologia;

f.     representar a Psicologia junto a agências de fomento e órgãos governamentais.

 

3 – Participantes

A 47ª Reunião Anual da SBP está aberta para o público em geral interessado nas diferentes áreas da psicologia científica que poderão participar como palestrantes, apresentadores ou ouvintes.

3.1 - As inscrições são realizadas através na página da Reunião Anual no site www.ra.sbponline.org.br

3.2 - Todos os participantes deverão estar inscritos na Reunião Anual.

3.3 - Todos os inscritos recebem certificado de participação, crachá, bolsa, caneta e bloco de anotações.

3.4 - É obrigatório o credenciamento na recepção do evento. Não será permitida a entrada nas salas de atividades sem crachá de identificação. A SBP se reserva o direito de cobrar taxa de emissão de segunda via em caso de extravio e/ou taxas diferenciadas para apenas ouvintes (apenas no local da RA - sem direito a certificado e material do evento).

3.5 - A SBP não restituirá o valor da taxa de Inscrição pago antecipadamente em caso de desistência ou impossibilidade de participação pelo inscrito. É possível abrir uma exceção, com restituição de 60% do valor pago, mediante solicitação e justificativa em um prazo de 30 (trinta) dias anteriores ao evento.

 

4 – Propostas de Atividades

Somente poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na Reunião Anual. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação da Reunião Anual. Não é necessária a inscrição de co-autores que não participarão da Reunião Anual.

4.1 - Todos os inscritos na Reunião Anual podem enviar propostas de atividades para o evento, sabendo que estas serão examinadas, avaliadas e selecionadas por uma Comissão Científica composta por especialistas nas áreas da Psicologia definidas pela SBP.

4.2 - A submissão de propostas é feita online na página da Reunião Anual através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito no site www.ra.sbponline.org.br

4.3 - Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de crachás e certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

4.4 - As propostas de atividades (ver Propostas de Atividades) e os resumos (ver Normas para Resumos) devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

4.5 - A SBP formará uma Comissão Científica ampla que analisará as propostas encaminhadas. Esta Comissão terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, totalmente ou em parte, com o objetivo de garantir uma integração das atividades da Reunião Anual e evitar repetição de temas ou convidados. Os resumos de comunicação de pesquisa para a sessão de painéis serão analisados por pares de consultores especialistas nas áreas dos trabalhos.

 

5 – Certificados

5.1 - Todos os inscritos receberão certificado de participação na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia no ato do credenciamento.

5.2 - Os participantes de cursos oferecidos durante a Reunião Anual receberão certificado de participação em curso com carga horária de 4 horas.

5.3 - Será entregue, logo após a apresentação, 1 (um) certificado por trabalho apresentado contendo atividade, título e o nome de todos os autores do trabalho.

 

6 – Premiação para Painéis

Com o objetivo de reconhecer a qualidade dos trabalhos científicos em Psicologia, tanto nos aspectos científicos quanto sociais, a Sociedade Brasileira de Psicologia instituiu a “Premiação para painéis apresentados durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia” (ver Regulamento da Premiação para Painéis)

 

7 – Cronograma

Etapa 1

30/04/2017

Divulgação do Edital 2017 e início das inscrições e proposição das atividades através do site www.ra.sbponline.org.br

Etapa 2

14/06/2017

Data limite para submissão de propostas de simpósios e mesas redondas

Etapa 3

30/06/2017

Prazo final para Comissão Científica analisar e enviar pareceres das propostas submetidas

Etapa 4

30/06/2017

Montagem e divulgação do programa principal e início dos contatos com convidados

Etapa 5

03/07/2017

Divulgação e abertura de inscrições nos cursos pré-congresso

Etapa 6

10/07/2017

Data limite para submissão de propostas de Sessões Coordenadas, Painéis de Pesquisa e Lançamento de Livros

Etapa 7

31/08/2017

Resposta com parecer aos proponentes das atividades

Etapa 8

25/09/2017

Divulgação da programação completa da Reunião Anual

Etapa 9

24/10/2017

Credenciamento e entrega de material na recepção da Reunião Anual

Etapa 10

24 a 27/10

Realização da Reunião Anual apresentação das atividades aprovadas pela Comissão Científica, Consultores Ad Hoc e Diretoria da SBP

Etapa 11

24/10/2017

Abertura da RA

Etapa 12

27/10/2017

Encerramento da RA, resultado da Premiação para Painéis e entrega dos Prêmios


8 – Taxas de inscrições

8.1 - O valor das inscrições na 47ª Reunião Anual da SBP estão divulgados na página da Reunião Anual no site www.ra.sbponline.org.br e tem descontos progressivos para pagamentos em datas antecipadas.

8.2 - O valor das inscrições diferenciam-se para as categorias Estudante (graduação), Pós-Graduandos (stricto e lato-sensu) e profissionais.

8.3 - Todos os sócios da SBP quites com a anuidade de 2017 podem inscrever-se no evento pagando valores reduzidos.

8.4 - Os inscritos podem participar de todas as atividades do programa, incluindo os mais de 20 cursos que serão oferecidos gratuitamente aos já inscritos na Reunião Anual (o horário permite participar de 2 cursos e as inscrições prévias através do site são obrigatórias para reserva de vagas).

8.5 – Estudante de graduação sem condições econômicas para participar da Reunião Anual, poderá obter isenção da taxa de inscrição, seguindo os critérios:

a) Ser indicado por um professor Associado da Sociedade Brasileira de Psicologia com Envolvimento Atual Pleno (ver Normas para isenção);

b) Ter trabalho aprovado para apresentação na Reunião Anual;


9 – Auxílio às despesas de convidados

A SBP tem buscado recursos junto às agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES), visando o financiamento de despesas de passagens aéreas e/ou hospedagens de convidados. Solicitamos, entretanto, que nossos convidados colaborem conosco o máximo que puderem no sentido de também buscarem recursos junto às suas instituições de origem ou informarem a possibilidade de uso de verba de bancada, benefícios complementares ou equivalente para pagamento de suas despesas. Os convidados devem informar à secretaria da SBP sobre a disponibilidade destas verbas.

9.1 - Os convidados deverão inscrever-se na 47ª Reunião Anual da SBP através do site www.ra.sbponline.org.br para preenchimento dos dados necessários para contato.


10 – Normas para Propostas de Conferências, Sessões Especiais e Cursos

10.1 - Conferências - A Diretoria da SBP convidará conferencistas para apresentar temas relevantes na área da Psicologia.

10.2 - Sessões Especiais - A Diretoria da SBP organizará Sessões Especiais com a participação de membros com expressiva contribuição na área da Psicologia, a fim de promover a discussão de temas relevantes da atualidade.

10.3 – Cursos - As propostas de Cursos serão realizadas por docentes que serão convidados pela Diretoria da SBP. Os Cursos serão em nível introdutório ou avançado, em diferentes áreas da Psicologia e terão duração de 4 horas.


11 – Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Simpósios, Mesas Redondas, Sessões Coordenadas e Painéis 

11.1 – As propostas de atividades (ver Propostas de Atividades) e os resumos (ver Normas para Resumos) devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

11.2 - As propostas de atividades devem ser submetidas através de formulário próprio na Área do Inscrito do site www.ra.sbponline.org.br.

11.3 - Todos os apresentadores deverão estar inscritos na 47ª Reunião Anual da SBP (não é necessária inscrição de todos os co-autores, apenas os que participarão da RA);

11.4 - As propostas inscritas serão enviadas à Comissão Científica para análise e seleção.

11.5 - Não serão incluídos posteriormente à análise e seleção dos resumos nomes adicionais de autores.

 

12 – Outras Atividades

12.1 - Encontros e Reuniões -  Poderão ser programados locais para encontros ou reuniões de grupos de trabalho, membros de sociedades científicas, editores de revistas e outros. Estas atividades serão anunciadas no Programa e os proponentes devem encarregar-se de convidar os participantes, que deverão inscrever-se no evento.

Esta solicitação deve ser enviada por e-mail para ra@sbponline.org.br. A aceitação se dará de acordo com a disponibilidade de espaço durante a RA.

12.2 - Lançamento de Livros -  Os autores poderão solicitar espaço para lançamento de seus livros e outras publicações científicas ou técnicas. A Comissão Organizadora destinará um local e horário apropriado e a atividade constará no Programa.

Esta solicitação deve ser enviada por e-mail para ra@sbponline.org.br

12.3 - Exposição e Vendas - Haverá espaço para a comercialização de livros e periódicos pelas editoras e para exposição de produtos e serviços especializados de interesse científico, técnico e/ou acadêmico. Para essas atividades o uso do espaço será possível mediante pagamento de taxas diferenciadas, conforme a atividade e o espaço disponibilizado. Contate a SBP através do e-mail ra@sbponline.org.br


13 – Publicação de Resumos

Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante a 47ª Reunião Anual serão publicados no site (www.sbponline.org.br) em Anais e Resumos.

Recomendamos que as normas para preparação de Resumos sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões). Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

Os resumos devem obedecer rigorosamente às Normas Para Resumos.

14 – Casos Omissos

14.1 – Os casos não previstos neste edital serão discutidos e deliberados pela Diretoria da SBP.

 

Ribeirão Preto, 30 de abril de 2017.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: