52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Propostas de Atividades

 

 

Normas para elaboração e envio de Propostas de Atividades  

Quais?
As atividades abertas a propostas são os Simpósios, as Mesas Redondas, as Sessões Coordenadas e os Painéis.

Quem?
Poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na Reunião Anual, observando a titulação mínima requerida dependendo do tipo de atividade: os três apresentadores de Simpósio devem ter o título de doutorado; o coordenador da mesa redonda deve ter título de doutorado. Não há titulação mínima para apresentar propostas de Sessão Coordenada ou Painéis.

Quando?
Prazos finais para envio de propostas:

Simpósios e mesas redondas: 15/07/2022

Sessões coordenadas e painéis: 05/08/2022

Quantas?
Cada participante inscrito poderá submeter 1 proposta de simpósio ou mesa redonda, 1 proposta de sessão coordenada e até 3 resumos de painéis como primeiro autor.

Como?
A submissão de propostas é feita online através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito. As propostas de atividades devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

No momento da submissão será obrigatória a seleção da forma de apresentação da atividade, se integralmente presencial (todos os apresentadores ao vivo em Maceió) ou integralmente online (todas as pessoas online, ao vivo de forma remota).

Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

Seleção
A SBP formará uma Comissão Científica ampla que analisará as propostas encaminhadas em relação à pertinência do tema para a Psicologia, aos aspectos formais (adequação às normas) e científicos. Esta Comissão terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, totalmente ou em parte, com o objetivo de garantir uma integração das atividades da Reunião Anual e evitar repetição de temas ou convidados. Os resumos de comunicação de pesquisa para a sessão de painéis serão analisados por pares de consultores especialistas nas áreas dos trabalhos.

Condições
Ao submeter uma proposta de atividade para análise da Comissão Científica, as(os) proponentes concordam em apresentar seu trabalho no dia e horário definido pela Comissão Científica.

Participações presenciais (ao vivo)
A programação científica presencial com dia, horário e local de sua apresentação será divulgada no site do evento e encaminhada com antecedência para o e-mail dos palestrantes. Os participantes devem dirigir-se ao local com pontualidade e receberão apoio de monitores treinados para a realização da sessão.

Participações remotas síncronas (ao vivo)
Para participar do evento ao vivo, você não precisará de equipamentos profissionais e nem mesmo de estar em um estúdio, pode estar na sua casa ou em seu local de trabalho, tenha uma mesa confortável com seu computador, iluminação e pouca interferência de ruídos, formatando um ambiente profissional. É necessário uma conexão de internet de no mínimo 10MB (há alguns links para teste de conexão) e nenhuma outra pessoa fazendo uso compartilhado desta rede durante sua atividade. O ideal é internet a cabo (garante maior estabilidade) ou que o modem esteja próximo. Quanto à câmera, a do seu notebook ou qualquer webcam utilizada em desktop, atende bem. Apenas não recomendamos celular para este fim, pois você precisará compartilhar sua tela com sua apresentação. Um bom fone de ouvido e microfone garantem um áudio limpo e sem ruídos externos. Algumas outras especificações técnicas, data e link para testes serão encaminhadas posteriormente em um guia preparado especialmente para ajudá-lo a se preparar para a atividade.

 
Simpósios

Definição
O Simpósio deve necessariamente envolver a apresentação de dados de pesquisas recentes, por três participantes com título de doutorado, que representem duas ou mais instituições. Os participantes apresentam contribuições complementares e relevantes para a Psicologia sobre um mesmo tema. A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa isolada não se enquadra nessa modalidade e deve ser proposta em sessão coordenada ou sessão de painéis. Um dos participantes deverá ser indicado coordenador. A proposta deve apresentar temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia. 

Simpósios Presenciais
A sessão terá a duração de 90 minutos. Cada participante terá 20 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 30 minutos para interação com a plateia. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Simpósios Online
A sessão terá a duração de 60 minutos. Os simpósios serão apresentados de forma síncrona (ao vivo) e cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 15 minutos para interação com a plateia, que poderá fazer perguntas e comentários por meio de chat. O tempo total não pode exceder a 1h. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Submissão de proposta de Simpósio
Deverão ser submetidos três resumos elaborados de acordo com as normas, sendo um resumo para cada apresentador da atividade. O coordenador submeterá os três resumos na plataforma do evento, indicando o título da atividade, um breve texto com a justificativa da proposta e indicar os três palestrantes, títulos das apresentações e seus respectivos resumos. Todos os apresentadores devem ter titulação mínima de doutorado e deverão constar como inscritos na plataforma 52ª Reunião Anual da SBP para que o coordenador consiga submeter os resumos.

 

Mesas Redondas

Os proponentes de Mesas Redondas devem abordar os temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia. 

A Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional por três participantes que representem duas ou mais instituições.  O coordenador da mesa redonda deve ter título de doutorado. 

Mesas Redondas Presenciais
A sessão terá a duração de 90 minutos. Cada participante terá 20 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 30 minutos para interação com a plateia. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Mesas Redondas Online
A sessão terá a duração de 60 minutos. Os simpósios serão apresentados de forma síncrona (ao vivo) e cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 15 minutos para interação com a plateia, que poderá fazer perguntas e comentários por meio de chat. O tempo total não pode exceder a 1h. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Submissão de proposta de Mesa Redonda
Deverão ser submetidos três resumos elaborados de acordo com as normas, sendo um resumo para cada apresentador da atividade. O coordenador submeterá os três resumos na plataforma do evento, indicando o título da atividade, um breve texto com a justificativa da proposta e indicar os três palestrantes, títulos das apresentações e seus respectivos resumos. Todos os apresentadores devem ter titulação mínima de doutorado ou relativa experiência comprovada e/ou produção na área e deverão constar como inscritos na plataforma 52ª Reunião Anual da SBP para que o coordenador consiga submeter os resumos.

 
Sessões Coordenadas

As Sessões Coordenadas têm como objetivo a apresentação de relatos de pesquisa sobre um mesmo tema, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos, provenientes de pelo menos duas instituições diferentes

Sessões Coordenadas Presenciais
A sessão terá a duração de 90 minutos. Cada participante terá 20 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 30 minutos para interação com a plateia. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Sessões Coordenadas Online
A sessão terá a duração de 60 minutos. Os simpósios serão apresentados de forma síncrona (ao vivo) e cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 15 minutos para interação com a plateia, que poderá fazer perguntas e comentários por meio de chat. O tempo total não pode exceder a 1h. O coordenador será responsável por garantir o andamento da sessão.

Submissão de proposta de Sessões Coordenadas
O Coordenador deverá convidar os demais participantes. Cada um dos participantes deverá enviar o resumo separadamente através de sua inscrição, anotando o código do trabalho para encaminhar ao coordenador. O coordenador deverá enviar todos os códigos de trabalhos em uma única proposta de Sessão Coordenada.

Os resumos devem atender às Normas de Resumos.

Todos os apresentadores deverão estar inscritos na 52ª Reunião Anual da SBP para envio dos trabalhos.

 * A SBP não organiza atividades de sessões coordenadas. Trabalhos submetidos como resumo de sessão coordenada que não estiverem compondo uma proposta de sessão coordenada (submetida por um coordenador) não serão considerados.

 

Painéis

Os painéis podem ser a) Relatos de pesquisas empíricas concluídas ou em andamento com resultados preliminares (neste caso, o título deve indicar que são dados preliminares); b) Revisões de literatura: Sistemática, Integrativa, Metanálise ou c) Estudos de caso, com descrição clara do problema a ser solucionado, procedimentos ou estratégias de intervenção baseados na literatura, e evidências metodologicamente apropriadas de eficácia da intervenção.

Não serão aceitos para análise a) Projetos de pesquisa; b) Revisões bibliográficas sem descrição clara dos métodos de busca e seleção dos estudos, bem como análise crítica de resultados ou c) Relatos de experiência

Apresentação Presencial de Painéis
A confecção do painel deve ser feita somente após o aceite do trabalho. O painel deve ser impresso no tamanho 0,90m (largura) x 1,0m (altura) e deverá vir para a Reunião Anual apoiado, na parte superior e na parte inferior, em suportes apropriados (canaletas e o fio para pendurar).

O título deve ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação. No painel devem constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver. Juntamente com o painel, o(s) autor(es) podem trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.

Os painéis deverão ser fixados no dia e horário e local a serem estipulados pela Comissão Organizadora para o início da atividade e retirado pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão. Estarão disponíveis somente as estruturas (suportes), onde os painéis devem ser pendurados em local de acordo com os códigos informados na programação. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição durante todo o período da sessão de painéis.

*Devido à disponibilização da plataforma online da 52ª Reunião Anual, as apresentações de painéis também estarão disponíveis durante todo o evento para os participantes online (siga as normas de apresentação de painéis online para enviar seu poster neste formato também).

Apresentação Online de Painéis
Os painéis serão apresentados no formato de vídeo, confeccionado pelo(s) autor(es), e ficarão disponíveis em uma página da plataforma do evento, junto com o resumo e um espaço para que os participantes façam comentários. As apresentações ficarão agrupadas por áreas.

No vídeo, de duração máxima de 5 minutos, o autor deverá aparecer apresentando uma síntese do seu trabalho. Poderá ser utilizado qualquer recurso digital (e.g., Power Point, Prezi ou Canva) para tornar a apresentação visualmente mais atrativa para o público. Não é necessária a impressão do painel físico. O vídeo produzido deve ser postado em uma plataforma de livre acesso (e.g., Youtube ou Facebook) e a plataforma do evento disponibilizará o link para acesso ao trabalho. O link de acesso ao trabalho deverá estar disponível para acesso ao público durante todo o evento.

Recomendações e orientações para esclarecer o processo e melhorar a qualidade das gravações serão encaminhadas aos autores e disponibilizadas no site da Reunião Anual.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: