52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP abre inscrições para cursos oferecidos durante sua 47ª Reunião Anual

A data da 47ª Reunião Anual da SBP e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia está se aproximando e a programação científica já tem várias atividades confirmadas! 

 

No primeiro dia do evento (24 de outubro de 2017), serão oferecidos 32 cursos divididos nos períodos da manhã e tarde. Cada curso terá duração de quatro horas e você poderá se inscrever em 2 deles, um em cada período. 

 

A participação é gratuita para os inscritos na 47ª Reunião Anual e serão fornecidos certificados de participação nos cursos.  

 

 

Com temas variados, os 32 cursos tratam de ansiedade, suicídio, tabagismo, história da psicologia, terapia de casais, comportamento alimentar, saúde, sexualidade humana, avaliação psicológica, autismo, psicologia hospitalar, mensuração da dor, observação comportamental, formação da identidade, déficit de autoestima, contingências culturais, entre outros temas de alta relevância para a Psicologia.

 

Escolha os cursos de sua preferência e garanta sua vaga! As inscrições para reserva de vagas nos cursos deverão ser realizadas até o dia 15 DE OUTUBRO DE 2017.

 

Para saber mais sobre os cursos oferecidos e a programação da 47ª Reunião Anual da SBP, acesse www.ra.sbponline.org.br.

 

 

CONHEÇA OS CURSOS DA MANHÃ E TARDE:

 

 

MANHà (8h30 às 12h30)                                                  
 

Aspectos distintivos da Terapia Cogntivo-Comportamental com grupo.  Carmem Beatriz Neufeld e Priscila de Camargo Palma (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

 

Atualização no tratamento do tabagismo. Ana Carolina Wolf Baldino Peuker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

 

Avaliação Psicológica: Fundamentos e construção de instrumentos psicológicos. Monalisa Muniz (Universidade Federal de São Carlos)

 

Comportamento e saúde: contribuições históricas e da análise do comportamento. Antônio Bento Alves de Moraes (Universidade Estadual de Campinas) e Gustavo Sattolo Rolim (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

Contingências operantes e culturais em programas governamentais de mudanças de comportamento em larga escala. Jonathan Melo e João Claudio Todorov (Universidade de Brasília)

 

Elaboração e uso de estratégias de intervenção adaptadas ao contexto da saúde. Maria Rita Zoega Soares (Universidade Estadual de Londrina)

 

Entrevista motivacional: avaliação, intervenção e aplicabilidade. Ilana Andretta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul)

 

História dos saberes psicológicos. Marina Massimi (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

 

Intervenção com adolescentes institucionalizados. Paula Inez Cunha Gomide (Universidade Tuiuti do Paraná)

 

Observação comportamental: as diferentes técnicas de registro observacional. Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes (Universidade Federal de São Carlos)

 

Onde está o Gênero do Sexo? Biologia e Cultura no estudo da Sexualidade Humana. Elder Cerqueira-Santos (Universidade Federal de Sergipe)

 

Os desafios de avaliar e mensurar a dor em contextos clínicos e hospitalares. José Aparecido da Silva (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

 

O papel da Psicologia Hospitalar com pacientes, familiares e equipes. Renata Panico Gorayeb (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

 

Por que é tão difícil mudar: Modelo Transteórico de Mudança para auxiliar na motivação para novos comportamentos alimentares. Margareth Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

 

Psicologia Positiva: definição, construtos e importância para a psicologia contemporânea. Bruno Figueiredo Damásio (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

Terapia Analítico-Comportamental de casais: Fundamentação teórica e propostas de intervenção para o atendimento de diferentes parceiros afetivos. Vera Regina Lignelli Otero (Clínica Ortec)

 

 

 

TARDE  (14h00 às 18h00)                                              
 

Ansiedade. Isaias Pessotti (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto) e Juçara Rocha Soares Mapurunga (Universidade de Fortaleza)

 

As novas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs) e a formação/atuação do psicólogo. Fabiana Versuti Stoque (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

 

Avaliação clínica e neuropsicológica no contexto forense. Giovana Veloso Munhoz da Rocha (Universidade Tuiuti do Paraná) e Antonio de Pádua Serafim (Universidade de São Paulo)

 

Avaliação Psicológica para Pré-Escolares. Marcela Mansur-Alves (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

Contingências, metacontingências e macrocontingências na economia comportamental. Gleiton Nunes, Cristiano Coelho e João Claudio Todorov (Universidade de Brasília)

 

Crenças em saúde: uma introdução ao Modelo de Autorregulação do Senso Comum. Elisa Kern de Castro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

 

Déficit de autoestima: evaluación, intervención y prevención en adolescentes. María de La Paz Bermúdez (Universidad de Granada, España)

 

Ensino de leitura para pessoas com autismo.  Camila Graciella Santos Gomes (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano) e Deisy das Graças de Souza (Universidade Federal de São Carlos)

 

Famílias constituídas por casais do mesmo sexo: diálogos sobre conjugalidade e parentalidade. Normanda Araújo de Morais (Universidade de Fortaleza)

 

Formação da identidade. Teresa Helena Shoen (Universidade Federal de São Paulo)

 

Influência dos Modelos Experimentais de Psicopatologia na Condução de Casos de Transtornos Graves. Roberto Alves Banaco (Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento)

 

Médicos educadores e suas contribuições históricas: na contramão da medicalização. Mitsuko Antunes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Daniela Leal (PPGE Centro Universitário Moura Lacerda), Kaciana Nascimento da Silveira Rosa (Universidade Federal do Maranhão), Mariana Batista Vieira (pedagoga) e Laurinda Ramalho de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

 

O desenho na avaliação psicológica com crianças. Juliane Callegaro Borsa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

 

Psicologia Pediátrica na prática diária de uma instituição hospitalar. Áderson Luiz Costa Junior (Universidade de Brasília)

 

Repercussões psíquicas da prematuridade. Emilia Afrange e Rozane Sanz Casseb (Universidade Federal de São Paulo)

 

Suicídio: Caracterização, avaliação e intervenção. Maycoln Teodoro (Universidade Federal de Minas Gerais) e Santiago Souza (Universidade Estadual de Minas Gerais)

 

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição.

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: