52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Normas de Resumos

Normas para preparação e envio de Resumos

Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante a Reunião Anual serão publicados no site www.sbponline.org.br em Anais e Resumos. Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

Recomendamos que as normas descritas a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, referente a trabalho concluído, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões). 

 

Resumos para simpósios, mesas redondas e sessões coordenadas 

Os resumos submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho de pesquisa que contribua para o conhecimento na área e serem encaminhados de acordo com as seguintes especificações:

1. Área da psicologia. (consulte aqui a lista de áreas)

2. Título do trabalho.

3. Nomes completos dos autores (e coautores), departamento ou laboratório (opcional), sigla da instituição, cidade e estado. 

4. Ter entre 400 e 500 palavras. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas e figuras.

5. Os resumos de pesquisa devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Os relatos de pesquisa devem descrever material e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.

6. Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).

7. Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.

8. Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja (caso não, indicar "sem financiamento").

9. Indicar no momento da proposição, qual ODS melhor representa o trabalho (saiba mais). 

**Deverão ser confeccionados resumos de cada apresentador/participante da atividade. 

(Veja descrição das atividades aqui
 * A SBP não organiza atividades de sessões coordenadas. Trabalhos submetidos como resumo de sessão coordenada que não estiverem compondo uma proposta (submetida por um coordenador) de sessão coordenada não serão considerados.
 

Resumos para painéis

Elaborar a proposta que deve ser encaminhada pelo apresentador de acordo com as seguintes especificações:

1. Área da psicologia. (consulte aqui a lista de áreas)

2. Título, contendo no máximo 150 caracteres.

3. Resumo da apresentação, contendo no máximo 200 palavras. O resumo deverá ser um breve texto sobre os objetivos e relevância do tema proposto, metodologias empregadas, descrição de resultados e conclusões. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências.

4. Nomes completos dos autores (coautores e orientadores), departamento ou laboratório (opcional), sigla da instituição, cidade e estado. 

5. Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).

6. Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.

7. Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja (caso não, indicar "sem financiamento").

8. Indicar no momento da proposição, qual ODS melhor representa o trabalho (saiba mais).

 

** Importante **

Submissões aceitas para análise:

Relatos de pesquisas empíricas concluídas ou em andamento com resultados preliminares (neste caso, o título deve indicar que são dados preliminares)

Revisões de literatura: Sistemática, Integrativa, Metanálise

Estudos de caso, com descrição clara do problema a ser solucionado, procedimentos ou estratégias de intervenção baseados na literatura, e evidências metodologicamente apropriadas de eficácia da intervenção.

 

Não serão aceitos para análise:

Projetos de pesquisa

Revisões bibliográficas sem descrição clara dos métodos de busca e seleção dos estudos, bem como análise crítica de resultados.

Relatos de experiência

 

* Não serão incluídos nomes de coautores e orientadores após análise e seleção dos resumos que irão compor a programação. Sugerimos atenção no momento da submissão do trabalho.

 

(Veja descrição das atividades aqui)

 

 

Atenção: Pedimos aos congressistas, por favor, indicar no momento da proposição, qual (ou quais) ODS melhor representa o trabalho inscrito na Reunião Anual.

Saiba mais > SBP implementa levantamento dos trabalhos apresentados na Reunião Anual que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: