47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Propostas de Atividades

São condições para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica:

1.    Aceitação da apresentação de seu trabalho no dia e horário definido pela Comissão Científica.

2.    Cada participante inscrito poderá submeter 1 proposta de simpósio ou mesa redonda, 1 proposta de sessão coordenada e até 3 resumos de painéis como primeiro autor.

Somente poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na Reunião Anual. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação (não é necessária a inscrição de co-autores que não participarão da Reunião Anual).

A submissão de propostas é feita online através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito na página da Reunião Anual (www.ra.sbponline.org.br)

Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de crachás e certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

As propostas de atividades devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

A SBP formará uma Comissão Científica ampla que analisará as propostas encaminhadas. Esta Comissão terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, totalmente ou em parte, com o objetivo de garantir uma integração das atividades da Reunião Anual e evitar repetição de temas ou convidados. Os resumos de comunicação de pesquisa para a sessão de painéis serão analisados por pares de consultores especialistas nas áreas dos trabalhos.

 

Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Simpósios e Mesas Redondas

Nos Simpósios e Mesas Redondas os participantes devem abordar os temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia.

O Simpósio deve necessariamente envolver a apresentação de dados de pesquisas recentes, por participantes com título de Doutorado, que representem duas ou mais instituições.  Os simpósios serão compostos por três doutores que terão 20 minutos de apresentação cada. Deve ser reservado um tempo final para o debate e o tempo total não pode exceder a 1h30min. Os participantes apresentam contribuições complementares e relevantes para a Psicologia sobre um mesmo tema. Um dos participantes deverá ser indicado coordenador. A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa isolada não se enquadra nessa modalidade e deve ser proposta em sessão coordenada ou sessão de painéis.

A Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional por três participantes que representem duas ou mais instituições.  O coordenador da mesa redonda deve ter título de Doutorado. Cada participante terá 20 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final para o debate e o tempo total não pode exceder a 1h30min.

Todos os participantes deverão estar inscritos na 47ª Reunião Anual da SBP.

 

Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Sessões Coordenadas

As Sessões Coordenadas têm como objetivo a apresentação de relatos de pesquisa sobre um mesmo tema, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos, provenientes de pelo menos duas instituições diferentes. A duração das sessões será de até 2h00min, com a participação de no mínimo quatro e no máximo seis apresentadores. O proponente deverá convidar os demais participantes e enviar todos os trabalhos em conjunto. Os resumos serão apreciados separadamente e devem atender às Normas para submissão de Resumos.

Todos os apresentadores deverão estar inscritos na 47ª Reunião Anual da SBP.

 
Normas para preparação e envio de Resumos (simpósios, mesas redondas e sessões coordenadas)
Recomendamos que as normas descritas a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, referente a trabalho concluído, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões). Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

Os resumos submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho de pesquisa que contribua para o conhecimento na área e serem encaminhados de acordo com as seguintes especificações:

1.    Área da psicologia.

2.    Título do trabalho.

3.    Nomes completos dos autores, departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. Os alunos de graduação devem ser identificados com um asterisco e os de pós-graduação com dois asteriscos após o nome.

4.    Ter entre 400 e 500 palavras. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas, nem figuras.

5.    Os resumos de pesquisa devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Os relatos de pesquisa devem descrever material e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.

6.    Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).

7.    Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.

8.    Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja. 

 

Normas para Preparação de Resumos e Envio das Propostas de Painéis de Pesquisa

Elaborar a proposta que deve ser encaminhada pelo apresentador de acordo com as seguintes especificações:

1.    Área da psicologia.

2.    Título, contendo no máximo 150 caracteres.

3.    Resumo da apresentação, contendo no máximo 200 palavras. O resumo deverá ser um breve texto sobre os objetivos e relevância do tema proposto. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências.

4.    Nomes completos dos autores, instituição, departamento ou laboratório (opcional), cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. Os alunos de graduação devem ser identificados com um asterisco e os de pós-graduação com dois asteriscos após o nome.

5.    Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).

6.    De três a cinco palavras-chave.

7.    Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja.

 

Normas para Elaboração de Painéis de Pesquisa

•A confecção do painel deve ser feita somente após o aceite do trabalho.

•O painel deve ser impresso no tamanho 0,90m (largura) x 1,0m (altura) e deverá conter os acessórios para sua fixação.

•O título deve ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação.

•No painel devem constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver.

•Juntamente com o painel, o(s) autor(es) podem trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho. 

•Os painéis deverão ser fixados no dia e horário a serem estipulados pela Comissão Organizadora para o início da atividade e retirado pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição durante o período estabelecido pela Comissão de Organização. Os autores serão informados por e-mail.

Não serão incluídos nomes de autores e orientadores após análise e seleção dos resumos.

 

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: