50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Propostas de Atividades

Prazos para envio de trabalhos:
Simpósios e mesas redondas: 31/07/2020 (encerrado)
Sessões coordenadas e painéis: 15/08/2020 (encerrado)

 

Somente poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na Reunião Anual. A submissão de propostas é feita online através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito.

São condições para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica: 

1. Aceitação da apresentação de seu trabalho no dia e horário definido pela Comissão Científica.

2. Cada participante inscrito poderá submeter 1 proposta de simpósio ou mesa redonda, 1 proposta de sessão coordenada e até 3 resumos de painéis como primeiro autor.

Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

As propostas de atividades devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

A SBP formará uma Comissão Científica ampla que analisará as propostas encaminhadas. Esta Comissão terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, totalmente ou em parte, com o objetivo de garantir uma integração das atividades da Reunião Anual e evitar repetição de temas ou convidados. Os resumos de comunicação de pesquisa para a sessão de painéis serão analisados por pares de consultores especialistas nas áreas dos trabalhos.

 

Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Simpósios e Mesas Redondas

Nos Simpósios e Mesas Redondas os participantes devem abordar os temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia. Em função do formato online proposto para a 50ª Reunião Anual a duração das apresentações nas atividades será reduzida, devendo ser rigorosamente cumprida por todos os participantes.

Simpósio deve necessariamente envolver a apresentação de dados de pesquisas recentes, por três participantes com título de Doutorado, que representem duas ou mais instituições. Um dos participantes deverá ser indicado coordenador. Os simpósios serão apresentados de forma síncrona (ao vivo) e cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 15 minutos para interação com a plateia, que poderá fazer perguntas e comentários por meio de chat. O tempo total não pode exceder a 1h. Os participantes apresentam contribuições complementares e relevantes para a Psicologia sobre um mesmo tema. A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa isolada não se enquadra nessa modalidade e deve ser proposta em sessão coordenada ou sessão de painéis.

Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional por três participantes que representem duas ou mais instituições.  O coordenador da mesa redonda deve ter título de Doutorado. Cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final de 15 minutos para interação com a plateia e o tempo total não pode exceder a 1h. As mesas redondas serão apresentadas de forma síncrona (ao vivo) e a plateia poderá fazer perguntas e comentários ao final por meio de chat.

** Deverão ser confeccionados resumos de cada apresentador/participante da atividade.

*** Todos os participantes deverão estar inscritos na 50ª Reunião Anual da SBP para envio da proposta com os trabalhos em conjunto.

Consulte Normas de Resumos

 

Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Sessões Coordenadas

As Sessões Coordenadas têm como objetivo a apresentação de relatos de pesquisa sobre um mesmo tema, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos, provenientes de pelo menos duas instituições diferentes. A duração das sessões será de até 1h, com a participação de no mínimo três e no máximo quatro apresentadores. Deverá ser reservado um tempo de 15 a 20 minutos no final para interação com a plateia. As sessões serão apresentadas de forma síncrona (ao vivo) e a plateia poderá fazer perguntas e comentários ao final por meio de chat.

O Coordenador deverá convidar os demais participantes.

Cada um dos participantes deverá enviar o resumo separadamente através de sua inscrição, anotando o código do trabalho para encaminhar ao coordenador.

O coordenador deverá enviar todos os códigos de trabalhos em uma única proposta de Sessão Coordenada.

Os resumos devem atender às Normas de Resumos.

Todos os apresentadores deverão estar inscritos na 50ª Reunião Anual da SBP para envio dos trabalhos.

* A SBP não organiza atividades de sessões coordenadas. O proponente (coordenador) deve submeter a proposta completa através do formulário com os códigos dos resumos já inseridos no site.
**Atenção: trabalhos submetidos como resumo de sessão coordenada que não estiverem compondo uma proposta de sessão coordenada submetida pelo coordenador não serão considerados.

 
 
Normas para Preparação de Resumos e Envio das Propostas de Painéis de Pesquisa


Elaborar a proposta que deve ser encaminhada pelo apresentador de acordo com as seguintes especificações:

1. Área da psicologia. (consulte aqui a lista de áreas)

2. Título, contendo no máximo 150 caracteres.

3. Resumo da apresentação, contendo no máximo 200 palavras. O resumo deverá ser um breve texto sobre os objetivos e relevância do tema proposto. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências.

4. Nomes completos dos autores (coautores e orientadores), departamento ou laboratório (opcional), sigla da instituição, cidade e estado. 

5. Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).

6. Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.

7. Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja.

Não serão incluídos nomes de coautores e orientadores após análise e seleção dos resumos.

 

 

Normas para Apresentação de Painéis de Pesquisa.


•A apresentação do painel deve ser feita somente após o aceite do trabalho.

• Devido ao formato online da 50ª Reunião Anual as apresentações de painéis estarão disponíveis durante todo o evento para os participantes.

Os painéis serão apresentados no formato de vídeo, confeccionado pelo(s) autor(es), e ficarão disponíveis em uma página da plataforma do evento, junto com o resumo e um espaço para que os participantes façam comentários. As apresentações ficarão agrupadas por áreas, em ordem alfabética em relação ao primeiro autor.

Os autores cujos resumos forem aprovados deverão preparar uma apresentação do seu trabalho em vídeo, com duração máxima de 5 minutos, na qual descrevam os aspectos principais de sua pesquisa. Não é necessária a impressão do painel físico; o apresentador poderá utilizar qualquer recurso digital (e.g., power point ou canvas) para tornar sua apresentação mais visual e atraente para o público. O vídeo produzido deve ser postado em uma plataforma de livre acesso (e.g., youtube ou facebook) e a plataforma do evento disponibilizará o link para acesso ao trabalho. Recomendações para melhorar a qualidade das gravações serão disponibilizadas no site da Reunião Anual.

Não serão incluídos nomes de autores e orientadores após análise e seleção dos resumos.

 

*** Com a colaboração da empresa QE Eventos Especiais, que está auxiliando na organização da RA online, disponibilizamos orientações para esclarecer o processo de produção das apresentações.

Participações ao vivo
Para participar do evento ao vivo, você não precisará de equipamento profissionais e nem mesmo de estar em um estúdio, pode estar na sua casa ou em seu local de trabalho, tenha uma mesa confortável com seu computador, iluminação e pouca interferência de ruídos, formatando um ambiente profissional. É necessário uma conexão de internet de no mínimo 10MB (há alguns links para teste de conexão) e nenhuma outra pessoa fazendo uso compartilhado desta rede durante sua atividade. O ideal é internet a cabo (garante maior estabilidade) ou que o modem esteja próximo.

Quanto a câmera, a do seu notebook ou qualquer webcam utilizada em desktop, atende bem. Apenas não recomendamos celular para este fim, pois você precisará compartilhar sua tela com sua apresentação. Um bom fone de ouvido e microfone garantem um áudio limpo e sem ruídos externos. Algumas outras especificações técnicas, data e link para testes serão encaminhadas posteriormente em um guia preparado especialmente para ajudá-lo a se preparar para a atividade.

 

Participações gravadas

Os cursos serão apresentados no formato de vídeo. A Comissão Organizadora entrará em contato com os ministrantes para padronizar as gravações. Os links para os cursos serão disponibilizados aos inscritos durante todo o período da RA.

 

Os autores dos painéis deverão preparar uma apresentação do seu trabalho em vídeo, com duração máxima de 5 minutos, na qual descrevam os aspectos principais de sua pesquisa. Não é necessária a impressão do painel físico; o apresentador poderá utilizar qualquer recurso digital (e.g., power point ou canvas) para tornar sua apresentação mais visual e atraente para o público. O vídeo produzido deve ser postado em uma plataforma de livre acesso (e.g., youtube ou facebook) e a plataforma do evento disponibilizará o link para acesso ao trabalho plataforma do evento, junto com o resumo e um espaço para que os participantes façam comentários. 

 

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