52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Edital 2024

A Associação Brasileira de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), de acordo com seu Estatuto, vem divulgar entre seus membros e demais interessados as diretrizes e outras providências para a participação na 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.

 

1 – Apresentação

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, principal evento da área no Brasil, é realizada buscando levar o melhor da psicologia científica às diversas regiões do território nacional. O evento apresenta Conferências, Simpósios, Mesas-Redondas e Cursos oferecidos pelos mais importantes pesquisadores do país e profissionais com vasta e reconhecida experiência. Também conta com grande número de Painéis e Sessões Coordenadas de apresentação de pesquisas, proporcionando ao participante informações atualizadas sobre o avanço da ciência em mais de 20 diferentes áreas da Psicologia.


2 – Objetivos

Conforme Artigo 2º do Estatuto - A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA tem por fins:

a.    Colaborar para o desenvolvimento científico e técnico do País;

b.    promover a pesquisa, o ensino e a aplicação da Psicologia, visando o bem estar humano;

c.    promover e facilitar a cooperação entre pesquisadores, profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins;

d.    defender questões de política científica e programas de desenvolvimento científico e técnico que atendam aos reais interesses do país;

e.    defender os direitos dos que ensinam e pesquisam, e dos que trabalham na aplicação dos conhecimentos psicológicos;

f.     zelar pela ética nas atividades científicas.


Conforme Artigo 3º do Estatuto - Para cumprir tais objetivos a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA se propõe a:

a.    realizar anualmente uma reunião de Psicologia de caráter científico;

b.    promover atividades científicas, culturais e de divulgação;

c.    publicar os anais das reuniões anuais, revistas de Psicologia e outros periódicos e catálogos;

d.    interagir com outras Associações Científicas;

e.    formular propostas de políticas de desenvolvimento científico para a Psicologia;

f.     representar a Psicologia junto a agências de fomento e órgãos governamentais.

 

3 – Participantes

A Reunião Anual da SBP está aberta para o público em geral interessado nas diferentes áreas da psicologia científica que poderão participar como palestrantes, apresentadores ou ouvintes.

3.1 - As inscrições são realizadas através na página da Reunião Anual no site www.ra.sbponline.org.br

3.2 - Todos os participantes deverão estar inscritos na 54ª Reunião Anual.

3.3 - Todos os inscritos receberão certificado de participação. 

3.4 - É obrigatório o credenciamento para participação no evento (realizado através de confirmação da inscrição no site). Não será permitida a participação nas atividades sem identificação.

3.5 - A SBP não restituirá o valor da taxa de Inscrição pago antecipadamente em caso de desistência ou impossibilidade de participação pelo inscrito. É possível abrir uma exceção, com restituição de 60% do valor pago, mediante solicitação e justificativa em um prazo de até 30 (trinta) dias anteriores ao evento.

3.6 - A participação será exclusivamente no formato presencial em Curitiba. 

          

4 – Propostas de Atividades

Somente poderão submeter propostas de atividades os que estiverem devidamente inscritos na Reunião Anual. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação da Reunião Anual. 

4.1 - Todos os inscritos na Reunião Anual podem enviar propostas de atividades para o evento, sabendo que estas serão examinadas, avaliadas e selecionadas por uma Comissão Científica composta por especialistas nas áreas da Psicologia definidas pela SBP. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação (não é necessária a inscrição de coautores que não participarão da Reunião Anual)..

4.2 - A submissão de propostas é feita online na página da Reunião Anual através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito no site www.ra.sbponline.org.br

4.3 - Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

4.4 - As propostas de atividades (ver Propostas de Atividades) e os resumos (ver Normas de Resumos) devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

4.5 - A SBP formará uma Comissão Científica ampla que analisará as propostas encaminhadas. Esta Comissão terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, totalmente ou em parte, com o objetivo de garantir uma integração das atividades da Reunião Anual e evitar repetição de temas ou convidados. Os resumos de comunicação de pesquisa para a sessão de painéis serão analisados por pares de consultores especialistas nas áreas dos trabalhos.

  

5 – Certificados

5.1 - Todos os inscritos receberão certificado de participação na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia com carga horária total de 30 horas de atividades científicas.

5.2 - Os participantes de cursos oferecidos durante a Reunião Anual receberão certificado de participação específicos para cada curso.

5.3 - Os trabalhos aprovados e apresentados recebem certificado contendo atividade, título e o nome de todos os autores do trabalho.

 

6 – Premiação para Painéis

Com o objetivo de reconhecer a qualidade dos trabalhos científicos em Psicologia, tanto nos aspectos científicos quanto sociais, a Sociedade Brasileira de Psicologia instituiu a “Premiação para painéis apresentados durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia” (ver Regulamento da Premiação para Painéis)

 

7 – Cronograma

Etapa 1

31/01

Divulgação do Edital 2024 e início das inscrições e proposição das atividades através do site www.ra.sbponline.org.br

Etapa 2

20/06

Data limite para submissão de propostas de simpósios e mesas redondas

Etapa 3

10/07

Prazo final para Comissão Científica analisar e enviar pareceres das propostas submetidas

Etapa 4

15/07

Divulgação do programa científico principal

Etapa 5

15/07

Divulgação de cursos oferecidos gratuitamente aos inscritos

Etapa 6

15/07

Data limite para submissão de propostas de Sessões Coordenadas e Painéis de Pesquisa

Etapa 7

15/08

Resposta com parecer aos proponentes das atividades

Etapa 8

31/08

Divulgação da programação completa da Reunião Anual

Etapa 10

22 a 25/10

Realização da Reunião Anual com a apresentação das atividades aprovadas pela Comissão Científica, Consultores Ad Hoc e Diretoria da SBP

Etapa 11

22/10

Sessão Solene de Abertura da RA

Etapa 12

25/10

Encerramento da RA, resultado da Premiação para Painéis e entrega dos Prêmios

 

8 – Taxas de inscrições

8.1 - Os valores das inscrições na Reunião Anual da SBP estão divulgados na página da Reunião Anual no site www.ra.sbponline.org.br.

8.2 - O valor das inscrições diferenciam-se para as categorias Estudante (graduação), Pós-Graduandos (stricto e lato-sensu) e profissionais.

8.3 - Todos os sócios da SBP quites com a anuidade do ano corrente podem inscrever-se no evento pagando valores reduzidos. 

        8.3.1 - É necessário primeiramente pagar a anuidade 2024 para posteriormente inscrever-se no evento com os valores reduzidos. 

        8.3.2 - Estudantes ou profissionais da Região Sul (PR, RS, SC), que sejam sócios ou que vierem a associar-se à SBP, terão taxas de inscrição com desconto.

        8.3.3 - Estudantes ou profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que sejam sócios ou que vierem a associar-se à SBP, terão taxas de inscrição com desconto exclusivo.[JM1] 

8.5 – Estudante de graduação sem condições econômicas para participar da Reunião Anual, poderá obter isenção da taxa de inscrição, seguindo os critérios:

       a) Ser indicado por um professor Associado da Sociedade Brasileira de Psicologia com Envolvimento Atual Pleno (ver Normas para isenção);

       b) Ter trabalho aprovado para apresentação na Reunião Anual;

8.6 – O valor da inscrição é único, independente do período de participação do inscrito, conforme tabela divulgada na página da Reunião Anual no site www.ra.sbponline.org.br.

 

9 – Auxílio às despesas de convidados

A SBP está buscando recursos com pedidos às agências de fomento para viabilizar o auxílio aos palestrantes convidados com o financiamento de passagens aéreas e/ou hospedagem. Solicitamos, entretanto, que colaborem conosco o máximo que puderem, no sentido de também buscarem recursos junto às suas instituições de origem e nos informar sobre a possibilidade de utilizar verbas de bancada ou benefícios complementares.

Os pedidos de recursos são solicitações coletivas de apoio para participação de pesquisadores na 54ª Reunião Anual da SBP a ser realizada em Curitiba, de 22 a 25 de outubro de 2024. O apoio, se obtido, incluirá despesas de transporte para Curitiba e diária para o dia de apresentação do trabalho, desde que os requisitos abaixo sejam contemplados:

Requisitos para poder ser incluído na proposta de auxílio:

a) Ser associado à SBP com envolvimento pleno ou efetivo;

b) Estar em dia com as anuidades da SBP nos últimos 3 anos (2022, 2023 e 2024)

c) Ser o coordenador de proposta aprovada de simpósio ou mesa redonda.

d) Ter título de doutor ou qualificação equivalente.

e) Ter expressiva produção científica ou tecnológica.

f) Ter vínculo empregatício com Instituição de ensino/pesquisa

 

9.1 Do apoio aos representantes regionais - O coordenador da regional que propuser atividade de mesa ou simpósio na 54ª Reunião Anual, e que tenha a atividade aprovada pela Comissão Científica, terá direito às passagens e diárias para deslocamento e hospedagem, em consonância com os dias de atividades no programa. Para os demais membros na composição oficial, com ou sem atividade, incluindo o coordenador que não tenha proposto atividade, as taxas de inscrição na RA serão abonadas.

  

10 – Conferências, Sessões Especiais e Cursos

10.1 - Conferências - A Diretoria da SBP convidará conferencistas para apresentar temas relevantes na área da Psicologia.

10.2 - Sessões Especiais - A Diretoria da SBP, em conjunto com outras Sociedades parceiras, organizará Sessões Especiais, denominadas “Como eu faço?”, com a participação de membros com expressiva contribuição na área da Psicologia, a fim de promover a discussão de temas relativos à prática do psicólogo na atualidade.

10.3 – Cursos (ministrantes): Os cursos serão oferecidos no formato presencial por docentes que serão convidados pela Diretoria da SBP. Os Cursos serão em nível introdutório ou avançado, em diferentes áreas da Psicologia e terão duração de até 4 horas.

10.4 – Cursos (participantes): Os cursos serão oferecidos presencialmente, no primeiro dia do evento (22 de outubro de 2024), divididos nos períodos da manhã e tarde.  Cada curso terá duração de quatro horas e será possível participar de dois deles, um em cada período.  A participação nos cursos é gratuita e exclusiva para os inscritos na 54ª Reunião Anual e serão fornecidos certificados de participação específicos para cada curso.  O congressista poderá escolher os cursos de sua preferência através de sua Área do inscrito e garantir a vaga antecipadamente. As vagas são limitadas a depender da capacidade de cada sala. As inscrições para reserva de vagas nos cursos deverão ser realizadas até o dia 15 de outubro 2024.

.

11 – Normas para Elaboração e Envio das Propostas de Simpósios, Mesas Redondas, Sessões Coordenadas e Painéis 

11.1 – As propostas de atividades (ver Propostas de Atividades) e os resumos (ver Normas de Resumos) devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

11.2 - As propostas de atividades devem ser submetidas através de formulário próprio na Área do Inscrito do site www.ra.sbponline.org.br.

11.3 - Todos os apresentadores deverão estar inscritos na Reunião Anual da SBP (não é necessária inscrição de todos os coautores, apenas os que participarão da RA);

11.4 - As propostas inscritas serão enviadas à Comissão Científica para análise e seleção.

11.5 - As propostas de atividades devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

11.6 - Não serão incluídos nomes de coautores e orientadores após análise e seleção dos resumos que irão compor a programação. Sugerimos atenção no momento da submissão do trabalhos.

 

12 – Outras Atividades

12.1 - Exposição e Vendas - Haverá espaço para a divulgação da marca e exposição de patrocinadores oficiais do evento: editoras de livros, produtos e serviços especializados de interesse científico, técnico e/ou acadêmico. Essas parcerias serão possíveis mediante pagamento de taxas diferenciadas, conforme a atividade. Contate a SBP através do e-mail ra@sbponline.org.br

12.2 - As propostas de atividades de lançamento de livros de autoria dos associados da SBP e reuniões de grupos de trabalho e de sociedades parceiras durante a RA devem ser encaminhadas por e-mail para ra@sbponline.org.br para análise da Comissão Organizadora sobre o espaço na programação do evento.

 

13 – Publicação de Resumos

Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante a Reunião Anual serão publicados no site (www.sbponline.org.br) em Anais e Resumos.

Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

Recomendamos que as normas para preparação de Resumos sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões). 

Os resumos devem obedecer rigorosamente às Normas de Resumos.

 

14 – Casos Omissos

14.1 – Os casos não previstos neste edital serão discutidos e deliberados pela Diretoria da SBP.

 

Ribeirão Preto, 31 de janeiro de 2024.

 

.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: