52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Orientações gerais para confecção de painéis presenciais e gravação de vídeos para apresentação de painéis online

Sugestões para elaboração e impressão do painel presencial:

Dimensões sugeridas: Largura: 90cm. Altura: 100cm.  


O painel deve conter:  

a)    Título idêntico ao do resumo submetido e aprovado;

b)    Nome e instituição (departamento/laboratório) do(s) autor(es);

c)    Introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;

d)    Informar a instituição de fomento, se houver;

e)    Identificar nível do trabalho:  “Iniciação Científica / Graduação”, “Mestrado”, “Doutorado” ou “Outros”, se for o caso.

Sugere-se:

– Ter clareza; texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;

– Organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

– Utilizar fontes e contrastes de maneira que o texto fique legível. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

Em caso de dúvidas, clique aqui e assista ao video elaborado pela Rede SBP para a 48ª Reunião Anual.

 

Gravação de vídeos para apresentação de painéis online:

Os painéis serão apresentados no formato de vídeo, confeccionado pelo(s) autor(es), e ficarão disponíveis em uma página da plataforma do evento, junto com o PDF do seu banner e um espaço para que os participantes façam comentários. As apresentações ficarão agrupadas por áreas, em ordem alfabética em relação ao primeiro autor. Os autores cujos resumos forem aprovados deverão preparar uma apresentação do seu trabalho em vídeo, com duração máxima de 5 minutos, na qual descrevam os aspectos principais de sua pesquisa. Não é necessária a impressão do painel físico; o apresentador poderá utilizar qualquer recurso digital (e.g., power point ou canvas) para tornar sua apresentação mais visual e atraente para o público. O vídeo produzido deve ser postado em uma plataforma de livre acesso (e.g., youtube ou facebook) e a plataforma do evento disponibilizará o link para acesso ao trabalho.
Seguem orientações gerais para gravação de vídeos para apresentação de painéis:

1) Tempo de duração

O vídeo deve ter no máximo 5 minutos de duração.

2) Conteúdo do vídeo

Os autores (grupo todo ou apresentador único, fica a critério) poderão fazer suas explanações usando o apoio de uma apresentação. 

 

 

3) Após a gravação do vídeo, façar upload em sua conta do YouTube. Caso não tenha conta no YouTube, você pode criar gratuitamente pelo Gmail. Faça upload no seu canal, coloque o vídeo como não listado (isto fará com que ele não possa ser buscado, apenas acessa quem possui o link) e nas configurações permita que o vídeo seja indexado (embed). Feito isso, basta enviar o link do seu vídeo. Este link será disponibilizado na plataforma para que os participantes possam assistir sua apresentação.

Em caso de dúvidas no YouTube, o próprio site possui tutoriais autoexplicativos sobre.

 

Além do link de seu vídeo, é preciso enviar um arquivo em PDF do seu banner, de acordo com a Área da Psicologia em que está inserido, até o dia 5 de outubro, através do formulário específico que será encaminhado por e-mail aos autores. 


 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: